Wes comunicando com tpw

Boa tarde, preciso fazer a comunicação do wegnology , com o tpw da weg, alguem já fez essa aplicação?

1 Curtida

Olá, Jonas!

O WES é o SCADA da WEG, (WEGnology Edge Suite), se for este o caso, entre em contato com o suporte do produto no e-mail: support.wes@wnology.io

Vou trazer abaixo informações quanto à Plataforma IoT WEGnology:

1 - Considerações iniciais:
O PLC TPW-04, (e tantos outros PLCs), não possui protocolos de comunicação direta com a Plataforma, como HTTPs e MQTT.
Mas ele possui comunicação Modbus TCP (adicionando um hardware) e possui “nativamente” uma porta RS485 com Modbus RTU.

Importante: Como qualquer dispositivo em Modbus, você precisa “conhecer 100%” como é configurado ele, por exemplo: saber a tabela de registros, se o offset é 0 ou 1, saber o endianess dos bytes e words, entre outra características.
Segue um manual com exemplo de um TPW comunicando via serial:
https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hff/h01/WEG-hmi-mt-application-notes-configuration-in-a-modbus-rtu-network-using-weg-tpw04-aplicacao-portugues-br.zip

2 - Solução:
A WEG possui opções de gateway, da série GT (100 ou 150), que vão ler em Modbus e converter para a plataforma IoT, via MQTT.

https://www.weg.net/catalog/weg/BR/pt/Digital-Solutions/Dispositivos-para-Conectividade-e-Monitoramento/Gateways-e-Edge-Devices/c/BR_WDC_GATEWAYS_EDGE_DEVICES

Neste Fórum, temos exemplos de comunicação através dos Gateways:

Exemplo para Gateways GT100 / GT150

Exemplo para Edge Device (computador de borda) WCD-ED300

Exemplo de WCD-ED300 com estatísticas:

Opa Alexandre, muito obrigado pelo retorno, na verdade eu ja tenho um plc tpw instalado no cliente, eu ja utilizo a serial nativa para comunicar com uma ihm, utilizo uma expansão 485 para comunicar em modbus rtu com alguns inversores, e temos tambem uma expansão enb2 (rj45), a ideia é utilizar ela para fazer a comunicação em modbus tcp com o wes, dando certo vamos eliminar a ihm, pessoal do suporte do wegnology me mandou uma aplicação ja, mas não estou conseguindo comunicar com o TPW